Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (18), na sede da Justiça Federal em Pernambuco, prefeitos, vice-prefeitos e vereados de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes foram diplomados. A sessão solene foi rápida, menos de duas horas, presidida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ricardo Paes Barreto, e acompanhada pelo governador do estado, Eduardo Campos.
Governador Eduardo Campos e Ricardo Paes Barreto,
presidente do TRE-PE
O diploma oficial reconhece a validade do candidato eleito. Com a diplomação, encerra-se o ciclo eleitoral e o período para que sejam ajuizadas na Justiça Eleitoral ações contra os políticos escolhidos, que voltarão a reunir-se na cerimônia de posse, que ocorrerá no dia 1° de janeiro de 2013, na Câmara dos Vereadores de cada município.
O prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio, falou em nome dos políticos diplomados das três cidades que, juntas, representam um terço da população pernambucana e 40% da economia do estado. "É muita emoção estar aqui, como novato, em meio a tantos que foram reeleitos. Quero parabenizar ao TRE pela maneira que conduziu as eleições, com celeridade e imparcialidade. Aos vereadores da Frente Popular do Recife, que eu tive a honra de ser apoiado, à população recifense e ao governador Eduardo Campos, por tudo que tem me proporcionado. Eu vou retribuir trabalhando com muito afinco para entregar uma vida melhor ao povo", disse.
Geraldo Julio também comentou sobre a expectativa da estreia no comando do governo municipal. "A cidade precisa avançar, e eu vou enfrentar os desafios, com ajuda de uma ampla equipe que já está montada e da Frente Popular. Vou trabalhar para melhorar a saúde pública e o saneamento básico da cidade, fazer ações para a melhoria da cidade, combater as desigualdes sociais, dar boas creches para os pais de famílias que precisam trabalhar, batalhar contra o crack", informou.Elias Gomes, prefeito reeleito em Jaboatão, disse quais serão as primeiras medidas em 2013. "A reeleição nos leva a ter uma responsabilidade redobrada, já que a população renovou a confiança em você. Vou fazer um governo mais eficiente. Preparei as bases para um salto de qualidade na gestão. Vou melhorar as políticas sociais integradas, de saúde e assistência social, a infraestrutura da cidade. Já no começo do ano, vamos fazer obras de contenção do avanço do mar, concluir sete escolas e construir mais oito. Temos R$ 140 milhões para investir na macrodrenagem, com revestimento de importantes canais. O ritmo de trabalho vai aumentar, assim como os resultados", garantiu.
 O prefeito Renildo Calheiros, também reeleito em Olinda, informou que a gestão já está de olho no carnaval e vai dar continuidade às obras iniciadas. "Mesmo sendo reeleito, é uma emoção muito grande estar aqui, sendo diplomado. Mal começa o ano e já temos o carnaval, quando a cidade recebe uma quantidade muito grande de visitantes, e vamos tirar proveito de já estarmos na gestão para fazer uma bela festa. Vamos concluir obras que já começaram, como as da orla e de urbanização integrada dos bairros de Jardim Brasil e Caixa D´água, além de iniciar, em 2013, uma grande obra de mobilidade urbana, que irá da Ponte do Janga até a Perimetral. Queremos entregar uma cidade melhor no fim do nosso mandato", falou.
Antes do fim da cerimônia, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral mandou um recado aos diplomados. "O diploma é o documento que o TRE dá para que os candidatos eleitos possam tomar posse no dia 1° de janeiro, é um dia de festa da democracia. O vereador tem como responsabilidade zelar pelos interesses e necessidades dos munícipes. O prefeito, construir uma cidade mais igualitária, digna. Ao serem diplomados nos honrosos cargos, espera-se que essas cidades irmães trabalhem juntas no planejamento urbano, desenvolvimento social, preservação ambiental, diversidade cultural e criação de políticas públicas para educação, segurança e saúde", disse Ricardo Paes Barreto.