Já está em funcionamento no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) uma máquina de fototerapia, que trata diversos problemas de pele. Reportagem no NETV 1ª Edição desta quinta-feira (27) mostrou o equipamento, que foi inaugurado neste mês de dezembro, e é indicado para pessoas que tenham doenças como vitiligo, dermatite atópica, psoríase, câncer de pele, entre outras.
A máquina utiliza a propagação de raios ultravioleta A e B na pele do paciente. "O equipamento emite uma radiação igual à solar. São 42 lâmpadas que emitem radiações A e B, cada patologia exige um tipo. Nessa máquina, a gente pode programar e dosar a quantidade que o paciente vai receber, fazendo com que o tratamento fique mais efetivo e com menos efeitos colaterais", explica a chefe do setor de fototerapia, Marina Coutinho.
A radiação da máquina é solar, mas ao sair do consultório, o paciente precisa tomar cuidado pra não se expor em excesso ao sol de verdade. "O tratamento em exposição ao sol lá fora é utilizado desde a antiguidade, até hoje. No caso da máquina de fototerapia, ela consegue dosar a quantidade que o paciente recebe. Depois, tem que ter cuidado pra não se expor ainda mais ao sol. É preciso usar óculos, boné, filtro solar e camisa que proteja as áreas atingidas pela doença", completa Marina.
O chefe do setor de Dermatologia do hospital, Walter Kozminscky, destaca a importância desta novidade no IMIP. "É a única máquina  do SUS [Sistema Único de Saúde], disponível para quem não pode pagar por este tipo de procedimento", explica. "Aqui na região temos uma particular e uma ou duas no resto do Nordeste", conclui.
Quem quiser fazer o tratamento de fototerapia no Imip precisa, primeiramente, se consultar com um dermatologista. Para maiores informações, é possível falar com o hospital através do telefone (81) 2122.4100. O ramal é o 4809. O IMIP espera que sejam realizadas cerca de 700 sessões fototerápicas por mês.