As escolas de Newtown, que ficaram vazias logo após o massacre que deixou 26 alunos e funcionários mortos, vão receber novamente seus estudantes e professores nesta terça-feira (18), à medida que a bucólica cidade do Estado norte-americano de Connecticut tenta voltar ao normal.
Mas entre os sons normais de um dia de aula --professores lendo para as crianças e o barulho do lápis sobre papel-- os alunos irão ouvir alguns barulhos novos, incluindo os conselhos de terapeutas emocionais e passos de policiais.Quatro dias depois de Adam Lanza, de 20 anos, entrar na escola de ensino fundamental Sandy Hook e atirar contra várias crianças de 6 e 7 anos de idade, além de seis professores e funcionários, a escola permaneceu fechada.
O local é a cena do crime, com a polícia indo e vindo, passando por uma fileira de 26 árvores de Natal que os visitantes decoraram com ornamentos, bichos de pelúcia e balões nas cores verde e branco da escola, como um memorial às vítimas.
O massacre --um dos tiroteios mais sangrentos na história dos EUA-- chocou os norte-americanos, o que levou alguns parlamentares a pedirem restrições mais rígidas sobre armas e fez com que administrações escolares em todo o país avaliassem seus protocolos de segurança.
A polícia de Newtown planeja ter oficiais em seis escolas programadas para reabrir nesta terça-feira, tentando oferecer uma sensação de segurança para os estudantes e professores, muitos dos quais passaram o fim de semana em luto.